Call Us Today! 1.555.555.555|info@yourdomain.com
Actividades 2017-11-16T13:47:57+00:00

As nossas Actividades

A FCDL, enquanto entidade com personalidade jurídica e autonomia própria é parte integrante de toda a organização associativa nacional, como estrutura descentralizada da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto (CPCCRD). Os seus corpos sociais são eleitos directamente pelas colectividades federadas do distrito de Lisboa e, dentro do Movimento Associativo Popular (MAP), tem um relacionamento privilegiado quer com a CPCCRD quer com a Associação das Colectividades do Concelho de Lisboa (ACC Lisboa) quer ainda com a Associação das Colectividades do Concelho de Loures (ACC Loures). Há ainda elementos dos corpos sociais que fazem parte do Conselho Nacional da CPCCRD.

Se 2004 foi o ano da fundação e da aprovação dos Estatutos, embora tendo havido algum trabalho de organização, 2005 foi o ano da legalização e da eleição dos primeiros Corpos Sociais.

Após o registo notarial, eleição dos Corpos Sociais e respectiva tomada de posse houve que proceder às restantes operações de legalização: declaração do início de actividade nas Finanças, registo definitivo no Registo Nacional de Pessoas Colectivas e inscrição na Segurança Social.

Demos apoio a diversas iniciativas tendo participado activa e efectivamente nos seguintes eventos:

  • 28ª- Corrida da Liberdade (organizada pela CPCCRD/FCDL/ACCL/A.25ABRIL)
  • Jogos LX (apoio à ACC-LISBOA)
  • Actividades desportivas no aniversário da ACC-LISBOA;
  • XXII Campeonato Nacional de Veteranos, xadrez, em Queluz;
  • Envolvimento no Dia Nacional das Colectividades;
  • Congresso da Actividade Física, Saúde e Bem-Estar, em Palmela;
  • Finalíssima de Xadrez de Lisboa, em Lisboa (ARA).

Para além destas actividades tivemos reuniões de trabalho com outras estruturas – ACC-LISBOA, CPCCRD. Estivemos presentes e nalguns casos representámos a Confederação em diversas sessões solenes comemorativas dos aniversários de colectividades.

Realizaram-se, ainda, diversos contactos no sentido de começar a criar condições para tornar possível a formação de Associações Concelhias.

  • Fórum das Casas Regionais sendo uma ideia que perseguimos desde 2005, estamos desde a primeira hora, em conjunto com a ACC LISBOA, na linha de apoio a esta iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa;
  • 29ª- Corrida da Liberdade (organizada pela CPCCRD/FCDL/ACCL/A.25ABRIL)
  • Dia Nacional das Colectividades estivemos presentes e colaborámos nas comemorações nacionais que tiveram lugar em Castelo Branco e nas comemorações locais do concelho de Lisboa – organização da FCDL e ACC LISBOA nas instalações da “A VOZ do OPERÁRIO”;
  • Corrida Contra o Racismo (apoio à organização);
  • Festa das Colectividades da Associação das Colectividades do Concelho de Lisboa (apoio à organização);
  • Apoio nos Jogos Desportivos da “A VOZ do OPERÁRIO” em colaboração com as Juntas de Freguesia envolventes;
  • Apoio logístico, em colaboração com o Clube Musical União, ao IV Circuito de Xadrez de Lisboa organizado pelo Grupo de Xadrez Alekhine.

O ano de 2007 teve dois marcos importantes:

  1. a atribuição, pela Câmara Municipal de Lisboa, de um local para funcionamento da sede da FCDL e embora o espaço tenha sido disponibilizado em Maio, foi necessário proceder a diversos melhoramentos para poder estar com condições mínimas de utilização;
  2. o apoio ao MAFV – Movimento Associativo da Freguesia da Vialonga.

O MAFV- surge por iniciativa e como resposta às necessidades específicas das Colectividades de Vialonga e tem contado, desde a primeira hora, com o apoio da Junta de Freguesia de Vialonga. É uma estrutura coordenadora evitando-se assim os choques das diversas iniciativas e aumentando a diversificação da oferta à população local. Desde a primeira hora que acompanhámos e apoiámos o MAFV (o Vice-Presidente Vítor Matos acompanhou normalmente as reuniões) e colaborámos, em conjunto com a Confederação, numa acção de esclarecimento e formação sobre fiscalidade às Colectividades do MAFV.

Durante o ano de 2007 demos apoio e colaboração a diversas iniciativas tendo participado nos seguintes eventos:

  • 30ª- Corrida da Liberdade (organizada por FCDL / ACCL / A25ABRIL e apoio da CPCCRD);
  • 31 de Maio – Dia Nacional das Colectividades em conjunto com ACCL nas instalações de A VOZ DO OPERÁRIO;
  • Apoio à Prova de Atletismo Rosa Mota inserida na Festa das Colectividades da ACCL;
  • Apoio na Corrida Contra o Racismo.

Foram eleitos e tomaram posse novos Corpos Sociais.

Tendo como base o elenco anterior procurou-se principalmente dar continuidade ao trabalho que vinha sendo feito tendo participado nos seguintes eventos:

  • 31ª- Corrida da Liberdade: organização conjunta da FCDL, Associação das Colectividades do Concelho de Lisboa e Associação 25 de Abril com o apoio da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto, Câmara Municipal de Lisboa, Câmara Municipal de Odivelas e diversas Juntas de Freguesia.
  • 31 de Maio, Dia Nacional das Colectividades: participámos nas cerimónias que tiveram lugar na CPCCRD e no MAFV em Vialonga;
  • Estivemos presentes em diversas iniciativas do Movimento Associativo da Freguesia de Vialonga (MAFV) quer em representação da FCDL quer em representação da CPCCRD tendo o apoio pontual da Dr.ª Maria João Santos (CPCCRD-CN).

Durante o ano demos apoio e colaboração a diversas iniciativas tendo participado nos seguintes eventos:

  • 32ª- Corrida da Liberdade:

Continuamos na Organização desta Corrida, com a Associação das Colectividades do Concelho de Lisboa e Associação 25 de Abril com o apoio da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto, Câmara Municipal de Lisboa, Câmara Municipal de Odivelas e diversas Juntas de Freguesia e com 3 partidas de diversos pontos e tendo mais uma vez tudo corrido normalmente. De salientar o facto de para além dos elementos dos Corpos Sociais das estruturas da organização, haver muitas outras pessoas envolvidas num total de cerca de 50 pessoas. Foi feita uma alteração aos percursos tendo-se, pela primeira vez, colocado a meta no Largo do Carmo.

  • 31 de Maio, Dia Nacional das Colectividades:

Participámos nas actividades organizadas pela CPCCRD e que decorreram ao longo de toda a semana no Mercado de Santa Clara (Feira da Ladra) onde esteve patente uma exposição do Movimento Associativo e actividades culturais.

  • Movimento Associativo da Freguesia da Vialonga:

Estivemos presentes em diversas iniciativas do Movimento Associativo da Freguesia de Vialonga (MAFV) quer em representação da FCDL quer em representação da CPCCRD. Estivemos presentes em reuniões desta estrutura coordenadora sempre que convidados. Participámos numa reunião sobre fiscalidade com a colaboração da CPCCRD.

Participação e colaboração na Feira do Movimento Associativo da Junta Freguesia da Brandôa.

Principais eventos:

  • 33ª- Corrida da Liberdade:

Continuamos na Organização desta Corrida, com a  Associação das Colectividades do Concelho de Lisboa e Associação 25 de Abril com o apoio da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto, Câmara Municipal de Lisboa, Câmara Municipal de Odivelas e diversas Juntas de Freguesia. Esta corrida que percorre várias artérias da cidade de Lisboa decorreu dentro da normalidade, como tem vindo a acontecer nos anos anteriores. De salientar o facto de para além dos elementos das entidades organizadoras, colaboraram muitos outros.

  • Colaboramos, e demos apoio à Corrida de São João, organização da ACCL e Junta de Freguesia de São João.

Em parceria com a Junta de Freguesia de Massamá e a Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Massamá, no 5 Outubro com o apoio da CPCCRD, organizamos os Jogos Tradicionais Portugueses enceridos nas Comemorações do Centenário da República.     

  • Movimento Associativo da Freguesia da Vialonga:

Estivemos presentes em reuniões e iniciativas da comissão coordenadora do Movimento Associativo da Freguesia de Vialonga (MAFV) e também em representação da CPCCRD, quando esta foi convidada.

  • Participação e colaboração na Feira do Movimento Associativo da Junta Freguesia da Brandôa.

Principais eventos:

  • 34ª- Corrida da Liberdade:

Continuamos na Organização desta Corrida, com a Associação das Colectividades do Concelho de Lisboa e Associação 25 de Abril com o apoio da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto, Câmara Municipal de Lisboa, Câmara Municipal de Odivelas e diversas Juntas de Freguesia. Esta corrida que percorre várias artérias da cidade de Lisboa decorreu dentro da normalidade, como tem vindo a acontecer nos anos anteriores. De salientar o facto de para além dos elementos das entidades organizadoras, colaboraram muitos outros.

  • Demos apoio à Corrida da Junta da Junta Freguesia São Vicente de Fora. no dia 10 Junho, cuja organização Junta Freguesia de São Vicente de Fora.
  • Demos apoio à Corrida de Atletismo dos Anjos, no dia 26 Junho, cuja organização Junta Freguesia dos Anjos, Sport Clube Intendente, e ACCL.
  • Demos apoio à Corrida do Centenário do Ginásio do Alto do  Pina, no dia 17 Julho, organização Junta Freguesia do Alto Pina, Ginásio do Alto Pina, e ACCL.
  • Organizamos os Jogos Tradicionais Portugueses, na Feira de produtos regionais da Covilhã, uma organização da Casa Regional da Covilhã em Lisboa, realizada no dia 2 Outubro, no Parque Eduardo VII.
  • Demos apoio à Corrida de São João, e organizamos os Jogos Tradicionais no dia 30 Outubro, na Praça Paiva Couceiro, organização da ACCL e Junta de Freguesia de São João.
  • Participação e colaboração na Feira do Movimento Associativo da Junta Freguesia da Brandôa.